Astrologia x Astronomia

ASTROLOGIA É A UNIÃO DAS PALAVRAS GREGAS ASTRON (ASTRO , ESTRELA) E LOGOS (TRATADO) = “TRATADO SOBRE OS ASTROS”.

ASTRONOMIA , TAMBÉM DE ORIGEM GREGA É A UNIÃO DE ASTRON (ASTRO) E NEMO (OBSERVÇÃO) = “OBSERVAÇÃO DOS ASTROS”.

OS DOIS TERMOS APARECEM NOS TEXTOS GREGOS SOB A FORMA DE ASTROLÓGIKOS E ASTRONÔMENA.


NO SÉC. XII , COM O AVANÇO DA CIÊNCIA MODERNA SURGE “ERA DA RAZÃO” E CONSEQUENTEMENTE, A SEPARAÇÃO ENTRE ASTRONOMIA E ASTROLOGIA.


ENQUANTO A ASTRONOMIA BUSCA ENTENDER A FÍSICA DO UNIVERSO, A ASTROLOGIA USA CÁLCULOS ASTRONÔMICOS COM AS POSIÇÕES DOS CORPOS CELESTES PARA RELACIONAR EVENTOS CÓSMICOS COM EVENTOS DA HUMANIDADE.


A ASTRONOMIA USA O MÉTODO CIENTÍFICO PARA EXPLICAR O UNIVERSO SEM RELACIONAR DIRETAMENTE COM OS EFEITOS PSICOLÓGICOS EXERCIDOS SOBRE OS INDIVÍDUOS E A ASTROLOGIA, USA SÍMBOLOS OU ARQUÉTIPOS PARA EXPLICAR O COMPORTAMENTO HUMANO ALIADA À TABELAS DE CÁLCULOS ASTRONÔMICOS CHAMADA DE EFEMÉRIDES – QUE COM INTERVALOS DE TEMPO REGULARES, REGISTRA A POSIÇÃO RELATIVA DE UM ASTRO. ESTA TABELA TAMBÉM É UTILIZADA PELOS NAVEGANTES PARA PODEREM SE ORIENTAR.


PELO FATO DA ASTROLOGIA CONSIDERAR OS ARQUÉTIPOS BASEADOS NA MITOLOGIA GRECO – ROMANA E TER SIDO USADA PARA FAZER PREVISÕES OU ADIVINHAÇÕES, PASSOU A SER CONSIDERADA UMA “PSEUDO-CIÊNCIA” APESAR DE SUAS EVIDÊNCIAS JÁ TEREM SIDO COMPROVADAS.


HOUVE A NECESSIDADE DE SEPARAR A PARTE CIENTÍFICA DA PARTE MÍSTICA, CRIANDO O TERMO ASTRONOMIA COMO REFERÊNCIA CIENTÍFICA.


FOI O MESMO PROCESSO QUE ACONTECEU ENTRE A ALQUIMIA MUITO UTILIZADA NA IDADE MÉDIA E A QUÍMICA.


A ASTROLOGIA E A ASTRONOMIA ERAM INTIMAMENTE LIGADAS E SE A ASTROLOGIA NÃO EXISTISSE, A ASTRONOMIA TAMBÉM NÃO EXISTIRIA COMO SE NÃO TIVESSE A ALQUIMIA, TAMBÉM NÃO EXISTIRIA A QUÍMICA.


CARL GUSTAV YOUNG , PSIQUIATRA E PSICOTERAPEUTA SUÍCO FOI ALÉM DOS ENSINAMENTOS ACADÊMICOS E FUNDOU A PSICOLOGIA ANALÍTICA ONDE UTILIZOU A RELAÇÃO ENTRE ARQUÉTIPO E INCONSCIENTE COLETIVO , TENDO COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL A INDIVIDUAÇÃO – A INTEGRAÇÃO DO CONSCIENTE E DO INCONSCIENTE E PARA ISSO VIU A PSIQUE HUMANA COMO SENDO DE NATUREZA SIMBÓLICA , INCLUINDO MITOLOGIA , ASTROLOGIA , OCULTISMO , ALQUIMIA E ATÉ AS ARTES EM SEUS ESTUDOS.