Relação Música-Astrologia-Numerologia

EM PRIMEIRO LUGAR, TANTO A MÚSICA COMO A ASTROLOGIA E A NUMEROLOGIA, LIDAM COM ENERGIAS QUE NOS AFETAM DIRETAMENTE, EM SEGUNDO LUGAR; TODAS ELAS ESTÃO RELACIONADAS COM O TEMPO E EM TERCEIRO LUGAR; ESSAS TRÊS ENERGIAS ESTÃO DIRETAMENTE REPRESENTADAS POR UMA CIÊNCIA CONCRETA – A MATEMÁTICA.


PARA EXPLICAR ESSA TRÍPLICE RELAÇÃO, NINGUÉM MELHOR DO QUE O FILÓSOFO, MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO, MÚSICO E POLÍTICO DA GRÉCIA ANTIGA – PITÁGORAS.


“A MATEMÁTICA É O ALFABETO COM QUAL DEUS ESCREVEU O UNIVERSO”-PITÁGORAS.


PITÁGORAS, NASCIDO EM 570 A.C., NÃO SÓ SE INTERESSAVA PELOS NÚMEROS COMO DIZIA QUE OS NÚMEROS REPRESENTAVAM A ORDEM E POR ISSO ERAM CONSIDERADOS A ESSÊNCIA DE TODAS AS COISAS.


COMO MÚSICO CRIOU A “TEORIA DA HARMONIA DAS ESFERAS”. ESSA TEORIA SURGIU DA OBSERVAÇÃO QUE PITÁGORAS FEZ ENTRE A HARMONIA DOS ACORDES MUSICAIS ONDE EXISTEM INTERVALOS BASEADOS NA MATEMÁTICA.

A MÚSICA DAS ESFERAS TAMBÉM CONHECIDA COMO HARMONIA DAS ESFERAS OU MÚSICA UNIVERSAL, PROPÕE A EXISTÊNCIA DE UMA HARMONIA DIVINA E MATEMÁTICA ENTRE O MACROCOSMO E O MICROCOSMO E SUSTENTA A IDÉIA DE QUE OS PLANETAS E AS ESTRELAS SE MOVEM BASEADAS EM EQUAÇÕES MATEMÁTICAS AS QUAIS TAMBÉM CORRESPONDEM ÀS NOTAS MUSICAIS E PRODUZEM UMA SINFONIA INAUDÍVEL AO OUVIDO HUMANO.


HOJE EM DIA ESSES SONS JÁ FORAM COMPROVADOS PELOS CIENTISTAS QUE CONSEGUIRAM CAPTAR OS SONS EMITIDOS PELAS GALÁXIAS E PELOS PLANETAS E A FRASE “MÚSICA DAS ESFERAS” CHEGOU A SER UTILIZADA PELOS ASTRÔNOMOS.


ATRAVÉS DE SUAS PESQUISAS SOBRE ASTRONOMIA , MATEMÁTICA, ACÚSTICA E MÚSICA, PITÁGORAS ESTABELECEU UMA LIGAÇÃO ENTRE OS EVENTOS CELESTES E AS PROPORÇÕES MATEMÁTICAS QUE REGULAVAM AS CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS MUSICAIS.

FOI COM A CIVILIZAÇÃO GREGA QUE HOUVE A ASSOCIAÇÃO ENTRE A MECÂNICA CELESTE E A MÚSICA.

FOI PITÁGORAS TAMBÉM QUE DESCOBRIU AS PROPORÇÕES DA DIVISÃO DE UMA CORDA PARA QUE AS NOTAS MUSICAIS FOSSEM OBTIDAS (GRAVES,AGUDOS E INTERVALOS).

A MÚSICA NÃO ESTÁ SÓMENTE LIGADA À MATEMÁTICA EM QUESTÕES HARMÔNICAS COMO TAMBÉM ESTÁ LIGADA AOS NÚMEROS E ÀS CORES. CADA NOTA POSSUI UM NÚMERO OU LETRA ASSIM COMO OS ACORDES E CADA NOTA MUSICAL TAMBÉM CORRESPONDE À UMA COR ESPECÍFICA SENDO QUE ESTA É EMANADA COM A EXECUÇÃO DAS NOTAS.


PODEMOS CITAR COMO EXEMPLO A ESCALA MUSICAL QUE É COMPOSTA POR 7 NOTAS. CADA NOTA TAMBÉM CORRESPONDE À UM PLANETA E OS PLANETAS POR SUA VEZ TAMBÉM EMITEM CORES E ESSA CORRESPONDÊNCIA PODE DER VISTA NA ASTROLOGIA E NA ASTRONOMIA, POIS CADA PLANETA POSSUI UMA COR ESPECÍFICA ASSIM COMO PLANETAS, GALÁXIAS E ATÉ ASTERÓIDES, SÃO DESIGNADOS POR LETRAS E NÚMEROS.


AS 7 NOTAS DA ESCALA MUSICAL CORRESPONDEM AOS 7 PLANETAS . SÓMENTE 7 PLANETAS VISÍVEIS A OLHO NU ERAM CONHECIDOS NA ANTIGUIDADE E POR ISSO AS 7 NOTAS DA ESCALA MUSICAL FORAM ASSOCIADAS POR PITÁGORAS AOS PLANETAS QUE SEGUNDO SEUS CÁLCULOS , SE MOVIAM COM A VELOCIDADE QUE TINHA A MESMA RELAÇÃO ENTRE SI QUE AS NOTAS DA ESCALA MUSICAL IDENTIFICANDO – SATURNO COM A NOTA SI, JÚPITER COM RÉ, SOL COM MI, MERCÚRIO COM FÁ, VÊNUS COM SOL E LUA COM LÁ. ACHAVA QUE UMA OITAVA SONORIDADE VIRIA DE UM CONJUNTO DE SONS DAS ESFERAS CELESTES.


HOJE 10 PLANETAS SÃO CONHECIDOS, SENDO QUE TRÊS DELES URANO, NETUNO E PLUTÃO OU PLANETAS TRANS-SATURNINOS, CORRESPONDEM À OITAVA SUPERIOR DE MERCÚRIO, VÊNUS E MARTE E PORTANTO CORRESPONDEM TAMBÉM À NOTAS CHAMADA DE OITAVAS.

A NUMEROLOGIA TAMBÉM É APARENTE EM ALGUNS INSTRUMENTOS COMO POR EXEMPLO O PIANO, CUJA ESCALA É COMPOSTA POR 13 TECLAS, SENDO 8 BRANCAS E 5 PRETAS, DISPOSTAS EM GRUPOS DE 2 E 3. A CONSTITUIÇÃO BÁSICA DE UM ACORDE PERFEITO SE DÁ POR INTERVALOS-PRIMEIRA NOTA-TERCEIRA NOTA-QUINTA NOTA E OITAVA NOTAS; CHAMADAS DE TÔNICA-TERÇA-QUINTA E OITAVA.


ESCALAS , NOTAS MUSICAIS E COMPASSOS,ESTÃO ATRELADOS À MATEMÁTICA E AO TEMPO E ALGUMAS PROPORÇÕES USADAS POR COMPOSITORES CLÁSSICOS ESTÃO RELACIONADAS AOS NÚMEROS DE FIBONACCI. ESTAS COMBINAÇÕES SERIAM NATURALMENTE PERFEITAS.

A PARTIR DISSO, OUTROS FILÓSOFOS DIFUNDIRAM A IDÉIA DE QUE A MÚSICA ERA UMA ARTE QUE IMPLICAVA EM COSMOLOGIA, METAFÍCA E MORAL, PORTANTO, TINHA O PODER DE INFLUENCIAR O MUNDO E AS PESSOAS E POR ISSO OS MÚSICOS DEVERIAM REPRODUZIR A HARMONIA CELESTE EM SUAS COMPOSIÇÕES. ESTA “MATEMÁTICA DIVINA” COMEÇOU A SE UNIR À ESTÉTICA, BUSCANDO PROPORÇÕES PERFEITAS INFLUENCIANDO OUTRAS ARTES. ESSA PROPORÇÃO DIVINA FOI APRESENTADA POR LEONARDO FIBONACCI.


COMPOSITORES FAMOSOS COMO JOHANN SEBASTIAN BACH E LUDWIG VAN BEETHOVEN USAVAM AS CORES E A NUMEROLOGIA EM TODAS AS SUAS OBRAS E EM TODOS OS DETALHES ASSIM COMO USAVAM NOMES SOCIAS E ASSINATURAS QUE BENEFICIAVAM SUAS CARREIRAS.


EM 1918, O COMPOSITOR E ARRANJADOR, INGLÊS – GUSTAVUS THEODORE VON HOLST, CONHECIDO COMO GUSTAV HOLST, APRESENTOU A UMA SUÍTE CHAMADA “THE PLANETS” (OS PLANETAS), ONDE CADA MÚSICA FOI FEITA DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS ASTROLÓGICAS DOS PLANETAS. UTILIZOU MOVIMENTOS E ANDAMENTOS DIFERENCIADOS PARA CADA PLANETA A FIM DE PODER EXPRESSAR MUSICALMENTE O QUE PODE SER SENTIDO NA ASTROLOGIA. COMO EXEMPLO: MARTE – POSSUI UMA MÚSICA MAIS FORTE OU MARCIAL, RELACIONADA COM O DEUS DA GUERRA ARES, JÁ NA MÚSICA QUE REPRESENTA VÊNUS, A DEUSA DO AMOR E O PLANETA DA HARMONIA, FORAM UTILIZADOS SONS MAIS SUAVES E ENVOLVENTES E ASSIM POR DIANTE.


ALGUNS INICIADOS DA ANTIGUIDADE ESCOLHIAM UM NOME ESPIRITUAL, O QUE AINDA OCORRE EM ALGUMAS RELIGIÕES E ESSE NOME ERA BASEADO NA ASTROLOGIA ONDE AS VOGAIS ERAM ATRIBUÍDAS A CADA PLANETA E AS CONSOANTES, AOS GRAUS DO ZODÍACO.


TODO UNIVERSO OBEDECE A CERTAS LEIS, PADRÕES E CÓDIGOS QUE PODEM SER OBSERVADOS TANTO NA NATUREZA QUANTO NO COSMOS. EXISTEM AS FORMAS GEOMÉTRICAS, OS SONS , AS CORES E OS NÚMEROS – TODOS POSSUEM UMA VIBRAÇÃO QUE ESTÁ INTERLIGADA À VIDA HUMANA.


PORTANTO, A MÚSICA, A ASTROLOGIA E A NUMEROLOGIA SEMPRE ESTIVERAM INTIMAMENTE LIGADAS.

A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI

LEONARDO FIBONACCI, TAMBÉM CONHECIDO COMO LEONARDO DE PISA, MATEMÁTICO ITALIANO DA IDADE MÉDIA (SÉC.XII), UTILIZOU UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA QUE SERIA INFINITA E COMPOSTA DE NÚMEROS INTEIROS COMEÇANDO ZERO E DO NÚMERO 1 OU SEJA-1,2,3,5,8,13,21,34…. NESTA SEQUÊNCIA O NÚMERO POSTERIOR É SEMPRE A SOMA DOS DOIS NÚMEROS ANTERIORES. FIBONACCI NÃO CRIOU ESTA SEQUÊNCIA MAS A UTILIZOU PARA DEMONSTRAR A SUA CRIAÇÃO.

AO TRANSFORMAR ESSES NÚMEROS EM QUADRADOS E DISPÔ-LOS DE FORMA GEOMÉTRICA, É POSSÍVEL TRAÇAR UMA ESPIRAL PERFEITA A QUAL MISTERIOSAMENTE APARECE NA NATUREZA, NOS ORGANISMOS VIVOS E NO COSMOS.


SURGIA A ERA DA HARMONIA PERFEITA!


ESTA SEQUÊNCIA É CHAMADA DE “PROPORÇÃO ÁUREA” E FOI UTILIZADA NÃO SÓ POR COMPOSITORES FAMOSOS, COMO TAMBÉM FOI UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS, NAS ASTES PLÁSTICAS E NA ARQUITETURA POR APRESENTAR UMA HARMONIA GEOMÉTRICA PERFEITA E AGRADÁVEL.


AS CLAVES DE SOL E FÁ E A ANTIGA CLAVE DE DÓ, TEM O DESENHO FEITO DE ACORDO COM A PROPORÇÃO ÁUREA ESTABELECIDA POR FIBONACCI.


O FAMOSO PINTOR, ESCULTOR, ARQUITETO, MÚSICO, ENGENHEIRO, MATEMÁTICO, CIENTISTA E INVENTOR ITALIANO DA RENASCENÇA – LEONARDO DI SIER PIERO DA VINCI, MAIS CONHECIDO COMO LEONARDO DA VINCI, USAVA ESTA PROPORÇÃO PARA FAZER DESENHOS PERFEITOS E A CHAMOU DE “PROPORÇÃO DIVINA” . ESTA TERIA SIDO A PROPORÇÃO PERFEITA USADA NA SUA MAIS FAMOSA OBRA “A GIOCONDA” MAIS CONHECIDA COMO “MONALISA”.


NA MÚSICA, A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI BUSCA PADRÕES HARMÔNICOS AO OUVIDO ATRAVÉS DE UMA AFINAÇÃO.


INSTRUMENTOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS FORAM DESENHADOS SEGUINDO A ESPIRAL DE FIBONACCI PARA OBTEREM UMA SONORIDADE SUPERIOR.


UM DOS MAIS IMPORTANTES LUTHIERS, ANTÔNIO STRADIVARI, PROJETOU O MAIS FAMOSO E CARO VIOLINO DO MUNDO QUE LEVA O SEU NOME MODIFICADO – STRADIVARIUS, ATRAVÉS DA PROPORÇÃO ÁUREA.