Surgimento da Astrologia

A ASTROLOGIA ERA UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA TODOS OS POVOS ANCESTRAIS.

NO PERÍODO NEOLÍTICO ,10.000 ANOS ATRÁS, AS SOCIEDADES PRIMITIVAS JÁ UTILIZAVAM O RELÓGIO CÓSMICO PARA SE ORIENTAREM.

NO INÍCIO A ASTROLOGIA ERA SINÔNIMO DE ABUNDÂNCIA , POR SER UTILIZADA PARA O PLANTIO E PARA A COLHEITA , SENDO QUE O SEU USO SE ESTENDIA PARA CONTROLAR AS CHEIAS DOS RIOS E OS FENÔMENOS DA NATUREZA.


OS EGÍPCIOS JÁ TINHAM UM CONHECIMENTOS MUITO AVANÇADOS EM RELAÇÃO À ASTRONOMIA ASSIM COMO TAMBÉM TINHAM UM CALENDÁRIO CHAMADO DE SOTÍACO QUE PARTIA DE 4.241 A.C. ONDE EXISTIAM AS 12 CONSTELAÇÕES ZODIACAIS DIVIDIDAS EM TRÊS PARTES –36 DIVISÕES OU DECANATOS QUE CORRESPONDIAM AOS 360 GRAUS DO ZODÍACO. O CALENDÁRIO APRESENTAVA 360 DIAS NO ANO, ACRESCIDO DE 5 DIAS ESPECIAIS PARA HOMENAGEAR OS DEUSES: HÓRUS, SET, ÍSIS, OSÍRIS E NÉFTIS.
NO ANTIGO EGITO, ALÉM DOS CONHECIMENTOS ASTRONÔMICOS MUITO AVANÇADOS OS QUAIS INCLUSIVE CHEGARAM A SER UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DA TRÊS PIRÂMIDES, O CÉU JÁ ERA OBSERVADO À PROCURA DE PRESSÁGIOS E FOI ALI QUE HERMES TRISMEGISTO , LEGISLADOR EGÍPCIO E FILÓSOFO ESCREVEU QUATRO TRATADOS SOBRE ASTROLOGIA SENDO QUE EM KYBALION OU CAIBALION, QUE TRADUZIDO SIGNIFICA – “PRECEITO MANIFESTADO POR UM ENTE DE CIMA”, FORAM CATALOGADOS OS SETE PRINCÍPIOS DO UNIVERSO E DA ASTROLOGIA.



PELO FATO DOS EGÍPCIOS TEREM DADO NOMES DIFERENTES DOS ATUAIS ÀS CONSTELAÇÕES, FOI ATRIBUÍDA AOS BABILÔNIOS A ORIGEM DA ASTROLOGIA.



OS ECLIPSES ERAM UM DOS MAIS IMPORTANTES PRESSÁGIOS PELO FATO DE DESENCADEAREM CERTOS EVENTOS E SÃO CONSIDERADOS ATÉ OS DIAS ATUAIS.


AGUNS DOCUMENTOS ATESTAM A EXISTÊNCIA DE UMA ASTROLOGIA MUITO AVANÇADA ENTRE OS CALDEUS, DOIS OU TRÊS MILÊNIOS A.C. , ANTERIOR AOS SUMÉRIOS APESAR DA ASTROLOGIA COMO CONHECEMOS, TER SURGIDO NO SÉC. IV A.C. NA SUMÉRIA, SUL DA MESOPOTÂMIA – ATUAL IRAQUE , EMBORA AS PRIMEIRAS PREVISÕES TIVESSEM SIDO FEITAS POR ASSÍRIOS E BABILÔNIOS QUE SE ESTABELECERAM NESSA ÁREA.

NA BIBLIOTECA DO REI ASSÍRIO ASSURBANIPAL, FORAM ENCONTRADAS TÁBUAS ASTROLÓGICAS AINDA ANTERIORES A ESSA ÉPOCA, DATADAS DE CERCA DE 700 A.C.


LOGO OS ESTUDOS FORAM TAMBÉM USADOS PELOS GREGOS E PELOS PERSAS, SENDO QUE OS PERSAS APRIMORARAM O CONHECIMENTO ATRAVÉS DE SEUS MAGOS.


SEGUNDO HISTORIADORES, OS TRÊS REIS MAGOS, INSPIRADOS EM SACERDOTES DO ZOROASTRISMO – RELIGIÃO PERSA LIGADA À ASTROLOGIA, FORAM GUIADOS ATÉ A MANJEDOURA DE JESUS PELA ESTRELA DE BELÉM. O EVANGELHO DE MATEUS DIZ SOBRE A
ORIGEM DOS TRÊS REIS MAGOS QUANDO CITA : –“VINDOS DO ORIENTE” OU SEJA,VINDOS DA PÉRSIA , ATUAL IRÃ.



A ESTRELA DE BELÉM NA VERDADE FOI UMA CONJUNÇÃO DE DOIS DOS MAIORES PLANETAS TAMBÉM VISTA RECENTEMENTE A OLHO NU NESTE SÉC.XXI –A CONJUNÇAO JÚPITER-SATURNO.



OS SACERDOTES CALDEUS DERAM A PRIMEIRA NOÇÃO DE ZODÍACO. OBSERVAVAM QUE O SOL E A LUA CRUZAVAM SEMPRE AS MESMAS CONSTELAÇÕES DENTRO DE UMA FAIXA CELESTE QUE CHAMAVAM DE –” O CAMINHO DE ANU” E QUE OS PLANETAS CHAMADOS DE
ESTRELAS ERRANTES, SE MOVIAM DENTRO DE UM ESPAÇO DELIMITADO PELO SOL – CHAMADO ECLÍPTICA.



O CONHECIMENTO CHEGOU À GRÉCIA ATRAVÉS DO ASTRÔNOMO E MATEMÁTICO HIPARCO E SE ESPALHOU PELO OCIDENTE. A PALAVRA ZODÍACO – QUE É DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA “CÍRCULO DE ANIMAIS” , ERA USADA PARA INDICAR O GRANDE CENTURIÃO CELESTE QUE MARCAVA A TRAJETÓRIA DO SOL.



MAIS TARDE, PTOLOMEU – CIENTISTA GREGO QUE VIVEU EM ALEXANDRIA (EGITO), PUBLICOU UM INFLUENTE TRATADO ASTROLÓGICO – O TETRABIBLOS, QUE ABORDA A FILOSOFIA E A PRÁTICA DA ASTROLOGIA. O TETRABIBLOS FOI UM VOLUME COMPLEMENTAR DE UM TRATADO
MATEMÁTICO SOBRE ASTRONOMIA CHAMADO ALMAGESTO, QUE TAMBÉM INFLUENCIOU A ASTROLOGIA PELO ESTUDO FEITO SOBRE OS EFEITOS DOS CICLOS ASTRONÔMICOS NA TERRA.


ESSE ESTUDO DO MOVIMENTO DOS ASTROS FOI QUE DEU ORIGEM À ASTROLOGIA, À ASTRONOMIA E À TODAS AS CIÊNCIAS QUE USAVAM A MATEMÁTICA MAS FOI APENAS EM ALEXANDRIA, CIDADE DO EGITO E ONDE O HORÓSCOPO (MAPA DA HORA) MAIS ANTIGO ENCONTRADO DATA DE 409 A.C., QUE A ASTROLOGIA COMEÇOU A SER VOLTADA PARA O ESTUDO DO SER HUMANO.


EM 640 A.C., FOI FUNDADA NA GRÉCIA UMA ESCOLA QUE ENSINAVA ASTROLOGIA. OS ENSINAMENTOS DE CLÁUDIO PTOLOMEU SOBRE ASTROLOGIA FORAM MINISTRADOS NAS UNIVERSIDADES DURANTE O RENASCIMENTO. NESSA ÉPOCA CIÊNCIA E MISTICISMO ERAM
MESCLADOS.


DOZE CONJUNTOS DE ESTRELAS TIVERAM OS SEUS PADRÕES ESTABELECIDOS NA ANTIGUIDADE E CADA CONSTELAÇÃO REPRESENTAVA UM SIGNO. A MITOLOGIA BABILÔNICA, EGÍPCIA, GREGA E ROMANA , FIZERAM PARTE DA DETERMINAÇÃO ASTROLÓGICA.



NA EUROPA A ASTROLOGIA ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂCIA, SENDO QUE OS REIS, SOBRETUDO EM ROMA, MANTINHAM SEUS ASTRÓLOGOS NA CORTE, CONSULTANDO- OS ANTES DE TOMAREM QUAISQUER DECISÕES PERANTE O REINO. A IMPORTÂNCIA DA ASTROLOGIA NO IMPÉRIO ROMANO ERA TAL, QUE O IMPERADOR AUGUSTO CHEGOU A CUNHAR MOEDAS COM O SEU SIGNO.



NA ANTIGUIDADE OS PLANETAS SIMBOLIZAVAM OS DEUSES E PARA OS GREGOS O GRANDE PECADO ERA HYBRIS QUE DIZIA QUE “O INDIVÍDUO TINHA O ORGULHO DE IGNORAR OS DEUSES”.



A ASTROLOGIA TAMBÉM ERA MUITO USADA NAS BATALHAS E O IMPERADOR TIBÉRIO , ESTUDAVA O MAPA ASTROLÓGICO DOS SEUS RIVAIS A FIM DE GANHAR AS BATALHAS E CONQUISTAR TERRITÓRIOS.
NO INÍCIO DO SEC. XII GALILEU FAZIA HORÓSCOPOS E PREVISÕES PARA O GRÃO-DUQUE DE TOSCANA.



NA MEDICINA , A ASTROLOGIA TAMBÉM ERA MUITO USADA. MÉDICOS UTILIZAVAM A POSIÇÃO DA LUA PARA DETERMINAR DIAS BONS OU RUINS PARA FAZER SANGRIAS NOS PACIENTES.
ISSO AINDA É UTILIZADO PELA ASTROLOGIA PARA FAZER CIRURGIAS , POIS É SABIDO QUE A FASE DA LUA INTERFERE NÃO SÓMENTE NAS MARÉS COMO EM TODOS OS LÍQUIDOS DO CORPO HUMANO. A FASE DA LUA PODE DIFICULTAR OU FACILITAR UMA CIRURUGIA.


DURANTE MUITO TEMPO , O FINANCIAMENTO DA ASTROLOGIA ACABOU APOIANDO AS PRIMEIRAS PESQUISAS ASTRONÔMICAS.



COM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO , A IGREJA CATÓLICA COMEÇOU A ASSUMIR O PODER E CONDENOU O USO DA ASTROLOGIA E TUDO QUE ESTIVESSE RELACIONADO À ELA DIZENDO QUE ERA SUPERSTIÇÃO , FATO QUE CONTRARIA O SEU PRÓPRIO LIVRO SAGRADO “A BÍBLIA”, QUE FAZ REFERÊNCIAS CLARAS À ASTROLOGIA TANTO NO EVANGELHO DE LUCAS COMO NO APOCALIPSE.