Surgimento da Numerologia

APESAR DA NUMEROLOGIA CABALÍSTICA TER SIDO MUITO UTILIZADA PELO POVO HEBREU DESDE O SÉC. XII, A SUA VERDADEIRA ORIGEM ESTÁ PERDIDA NA HISTÓRIA.


A ORIGEM DA NUMEROLOGIA REMONTA HÁ 10.000 ANOS E JÁ ERA UTILIZADA PELOS POVOS DA ANTIGUIDADE COMO OS SUMÉRIOS, BABILÔNIOS, FENÍCIOS, CALDEUS, EGÍPCIOS, CHINESES, GREGOS, ROMANOS E ÁRABES. EXISTEM RELATOS AINDA MAIS ANTIGOS QUE DIZEM RESPEITO À ATLÂNTIDA E À LEMÚRIA.


CADA POVO DESENVOLVEU UM SISTEMA PRÓPRIO RELACIONANDO LETRAS COM NÚMEROS OU SONS, POR ISSO EXISTEM DIVERSOS SISTEMAS DE CÁLCULOS NUMEROLÓGICOS.


ATUALMENTE, DOIS SISTEMAS SÃO OS MAIS CONHECIDOS: A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA E A NUMEROLOGIA PITAGÓRICA , SENDO QUE A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA É CONSIDERADA A VERDADEIRA NUMEROLOGIA.


A NUMEROLOGIA PITAGÓRICA, COMO DIZ O NOME, TERIA SIDO CRIADA PELO FILÓSOFO GREGO E MATEMÁTICO PITÁGORAS. ACREDITA-SE QUE PITÁGORAS TENHA RECEBIDO A MAIOR PARTE DA SUA EDUCAÇÃO NO ORIENTE PRÓXIMO E NO EGITO E ESTUDADO COM SÁBIOS HINDUS, CELTAS E IBÉRICOS, ALÉM DE MAGOS DA PÉRSIA OU COM O PRÓPRIO ZOROASTRO. FUNDOU A ESCOLA PITAGÓRICA ONDE ENSINAVA SOBRE A PROPRIEDADE DOS NÚMEROS.


” OS NÚMEROS SÃO DIFERENTES DOS ALGARISMOS OU DOS NÚMEROS NATURAIS. OS NÚMEROS REPRESENTAM QUALIDADES. OS NÚMEROS OPERAM NO PLANO ESPIRITUAL , ENQUANTO OS ALGARISMOS SERVEM PARA MEDIR AS COISAS MATERIAIS “ (PITÁGORAS)


PITÁGORAS TRANSFORMOU A NUMEROLOGIA EM CIÊNCIA EXATA E É CONHECIDO COMO “PAI DA NUMEROLOGIA MODERNA”.


APESAR DE ALGUNS TEÓRICOS AFIRMAREM QUE ELE CRIOU A NUMEROLOGIA CONHECIDA COMO PITAGÓRICA, NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS POIS TODA A DOCUMENTAÇÃO DA ÉPOCA TERIA SIDO PERDIDA DURANTE UM INCÊNDIO NA ESCOLA E VÁRIOS ESTUDOS TERIAM SIDO DIVULGADOS MUITO APÓS A SUA MORTE PORTANTO, A VERACIDADE DA NUMEROLOGIA PITAGÓRICA É QUESTIONADA PELOS ESTUDIOSOS POIS A NUMEROLOGIA PITAGÓRICA FOI CRIADA EM 1498 E A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA É ANTERIOR A ESSE PERÍODO. OS ALQUIMISTAS E ESOTÉRICOS DA ÉPOCA ESTAVAM SE APROXIMANDO MUITO DA NUMEROLOGIA CABALÍSTICA, POR ISSO OS SÁBIOS CRIARAM UMA NOVA NUMEROLOGIA ATRIBUÍDA À PITÁGORAS, PARA QUE O SEGREDO NÃO FOSSE REVELADO.


ANTES DE CONHECER OS ALGARISMOS NO FORMATO ARÁBICO – COMO O NOSSO ALFABETO ATUAL É CONHECIDO, A NUMEROLOGIA JÁ EXISTIA E FAZIA PARTE DO ENSINO DOS “GRANDES MISTÉRIOS” E FOI ENSINADA SOBRETUDO NOS TEMPLOS DO ANTIGO EGITO.


A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA TAMBÉM PODE TER TIDO ORIGEM NA GEMATRIA OU GUIMÁTRIA – UM SISTEMA QUE TEM OS PRIMEIROS REGISTROS NA TORÁ E QUE CONSISTE EM ATRIBUIR UM VALOR NUMÉRICO ÀS LETRAS HEBRAICAS. A GUIMÁTRIA TAMBÉM ERA USADA PARA DESCOBRIR O SIGNIFICADO DOS TEXTOS SAGRADOS. A PALAVRA GUIMÁTRIA SE APROXIMA MUITO DA PALAVRA GREGA GEOMETRIA.

INICIALMENTE A NUMEROLOGIA TENTAVA APROXIMAR O SOM DAS LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO COM O ALFABETO ROMANO, NA TENTATIVA DE CONVERTER PALAVRAS E NOMES EM NÚMEROS, PORÉM NEM TODOS OS SONS DAS LETRAS DO ALFABETO ROMANO TINHAM EQUIVALÊNCIA NO ALFABETO HEBRAICO – ASSIM SURGIU A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA.


FORAM OS GREGOS QUE PRIMEIRO ADAPTARAM O ALFABETO HEBRAICO ADICIONANDO VOGAIS E OMITINDO SONS QUE NÃO USAVAM E ACRESCENTARAM OUTROS, SEGUIDOS DOS INDO-EUROPEUS. ASSIM, A NUMEROLOGIA CABALÍSTICA FOI ADAPTADA PARA O OCIDENTE.


NÃO EXISTIAM VOGAIS ENTRE AS 22 LETRAS ORIGINAIS PORQUE ERAM CONSIDERADAS SAGRADAS DEMAIS PARA SEREM ESCRITAS.


SEGUNDO O ZOHAR (COLEÇÃO DE TEXTOS SAGRADOS ):

” O UNIVERSO FOI CRIADO POR TRÊS FORMAS DE EXPRESSÃO: NÚMEROS , LETRAS E PALAVRAS “


EXISTEM REFERÊNCIAS DA NUMEROLOGIA CABALÍSTICA NO ANTIGO TESTAMENTO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DOS NÚMEROS E A RELAÇÃO DESTES COM OS NOMES.


“NÃO TE CHAMARÁS MAIS JACÓ, MAS ISRAEL ; PORQUE TENS LUTADO COM DEUS E COM OS HOMENS E TENS PREVALECIDO” (GÊNESIS, CAP 32,VERSÍCULO 28)


SEGUNDO A CABALA, ENSINAMENTO MÍSTICO JUDAICO – OS NÚMEROS DERIVAM DO NOME JEOVAH E AS QUATRO LETRAS YOD, HE, VAW E HE DERAM ORIGEM AOS 22 ARCANOS MAIORES DO TARÔ.


VÁRIOS NOMES FORAM TROCADOS NA BÍBLIA, COMO ABRÃO PARA ABRAÃO, SAULO DE TARSO PARA PAULO DENTRE OUTROS.


OS GREGOS TROUXERAM A NUMEROLOGIA DO ORIENTE PARA O OCIDENTE, A QUAL FOI POSTERIORMENTE, DISSEMINADA PELOS ROMANOS.


OS GREGOS CONSIDERAVAM OS NÚMEROS “ETERNOS E UNIVERSAIS”.


EM 365 D.C., HOUVE O PRIMEIRO CONCÍLIO DE NICÉIA (REUNIÃO DE BISPOS CRISTÃOS) EM ROMA E A NUMEROLOGIA FOI IMPEDIDA PELA IGREJA.


“Vinte e duas letras: Deus as gravou, esculpiu, permutou, pesou, transformou e com elas Ele descreveu tudo o que formou e tudo o que seria formado”
(livro Sefer Yetsirá)